Fonte: Revista Ilhabela (www.revistailhabela.com.br)
Ilhabela tem 346 quilômetros quadrados de área total, formando o arquipélago que compreende a ilha de São Sebastião, que em sua parte voltada para o canal de mesmo nome abriga a área urbanizada, três ilhas menores: Vitória, Búzios e Pescadores, e os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas.
Desde 1977, 83% dessa área é protegida por um Parque Estadual, criado pelo Governo do Estado para preservar uma das maiores faixas continuas de Mata Atlântica remanescentes na região. A medida garantiu ao arquipélago a manutenção de uma imensa e exuberante área verde, que somada à beleza de suas praias e cachoeiras faz de Ilhabela um destino que agrada e surpreende turistas brasileiros e estrangeiros.
Em 140 quilômetros de costa, estão espalhadas mais de 40 praias, todas cercadas pelo frescor da Mata, que também esconde inúmeras cachoeiras e trilhas para a prática de ecoturismo. No fundo do mar, mais de 20 naufrágios entre cargueiros, pesqueiros, rebocadores, paquetes e petroleiros, fazem da ilha o maior “cemitério” de navios do Brasil, atraindo mergulhadores do mundo todo.
Fonte: Revista Ilhabela (www.revistailhabela.com.br)